14 alertas para identificar um relacionamento abusivo
14 alertas para identificar um relacionamento abusivo

14 alertas para identificar um relacionamento abusivo
Sua relação romântica é saudável? Será? Conheça, na lista que preparamos, 14 alertas para identificar um relacionamento abusivo.
Por Thamyris Fernandes

Nem todo mundo tem consciência, mas boa parte das pessoas que estão em uma relação amorosa são expostas a um relacionamento abusivo. O problema é que, para ser considerado assim, não é preciso haver violência física entre o casal. O abuso vai muito além.

Como explica a psicóloga Raquel Silva Barreto, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em entrevista ao Repórter UNESP, um relacionamento abusivo se configura pelo desejo de controlar o parceiro, de tê-lo para si. O comportamento de “tomada de posse” da outra pessoa costuma surgir aos poucos, de forma sutil, e ir ultrapassando os limites com o passar do tempo, causando sofrimento e mal-estar.

É por isso que a violência física não é o único indício de um relacionamento que vai além do aceitável. Ciúmes exagerados, violência verbal, manipulação das atitudes e decisões da outra pessoal e a tentativa de isolá-la do mundo são atitudes que também configuram um relacionamento abusivo.

Como esses outros indícios são mais difíceis de serem notados, recentemente, os usuários do Twitter resolveram explicar, por meio da hashtag #erelacionamentoabusivoquando, proposta pela Revista Galileu; os sinais não muito óbvios de uma relação doentia. Abaixo, como você vai ver, estão algumas dessas situações de alerta.

Confira 14 alertas para identificar um relacionamento abusivo:

E então, esses alertas que o pessoal postou no Twitter faz parte de sua vida amorosa? Se sim, infelizmente você precisa agir, e o mais rápido possível!

Fonte: Revista Galileu

Nós utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência e segurança ao navegar no site. Se você concorda clique em “aceitar”.