9 coisas estranhas – mas normais – que podem acontecer com o seu corpo depois do sexo
9 coisas estranhas – mas normais – que podem acontecer com o seu corpo depois do sexo

9 coisas estranhas – mas normais – que podem acontecer com o seu corpo depois do sexo
Por Redação Doutíssima

Logo nos instantes após o sexo, você provavelmente nem imagina o que acontece com seu corpo naquele momento – com exceção daquela sensação maravilhosa de ter aliviado o tesão, é claro.

Independentemente de como acontece, a transa é um ato físico intenso que envolve o corpo inteiro e, no período que a sucede, o organismo apresenta sinais que podem parecer estranhos num primeiro momento.


O sexo é uma das atividades físicas mais completas para o corpo humano e alguns sinais no período pós-transa podem parecer estranhos, mas não são. (Foto: iStock)

Para que você não se assuste, listamos abaixo 9 coisas estranhas – mas normais – que podem acontecer com o seu corpo depois do sexo.

Sentir um pouco de dor na genital

Sentir a genital levemente dolorida durante ou após a relação sexual pode ser algo normal se você é mulher. O nome desse problema é dispareunia e pode ser uma dorzinha local ou uma breve cólica. Isso geralmente acontece por conta da liberação do hormônio ocitocina durante a transa, que pode causar contrações uterinas. Se isso acontecer ocasionalmente e a dor for leve, é esse o caso. No entanto, se a dor persistir, procure um ginecologista. E é claro: avise sempre ao seu parceiro ou parceira se estiver sentindo dor e indique qual posição é mais confortável e prazerosa para você.

Sangrar um pouco

Sangrar um pouco depois do sexo sem estar menstruada pode te deixar preocupada, mas, se o sangramento for mínimo, provavelmente não é um sinal de alerta. Isso pode acontecer devido à falta de lubrificação, que pode fazer com que algumas pequenas veias da vagina sejam lesionadas pelo movimento de vaivém. Nesse caso, lubrifique-se e, se o sangramento persistir por algum tempo ou durante as outras relações sexuais, procure um ginecologista.

Sentir um pouco de queimação

Se você sentir um pouco de ardor ou dor quando faz xixi logo após o sexo (e você está sempre fazendo xixi logo após o sexo, certo?), você pode pensar o pior: infecção urinária ou DST (doença sexualmente transmissível). Mas, na verdade, pode ser algo mais simples. O ardor é comum desde que desapareça poucas horas depois. A razão desse sintoma se deve ao fato de que a uretra está muito próxima da vagina, causando uma queimação temporária ao urinar depois da relação sexual. Para evitar isso, basta certificar-se de que você está lubrificada o suficiente. Fazer xixi logo antes e depois da atividade sexual também são medidas preventivas para evitar infecções urinárias e outras complicações do trato urinário.

Sentir um pouco de coceira

Se você está sentindo algum tipo de coceira na vulva, ou perto das coxas ou abdômen, pode ser uma reação à lubrificação, ao preservativo ou até mesmo a um brinquedo sexual, especialmente se estiver experimentando um novo produto ou marca. Se você não usou nenhum produto novo, é possível que tenha desenvolvido uma alergia a sêmen, que pode surgir a qualquer momento com um parceiro novo ou atual. Se os seus sintomas forem leves, pode ser uma reação única – mas se você tiver urticária, inchaço ou qualquer outro sintoma mais intenso, procure atendimento médico o quanto antes.

Sentir uma vontade absurda de fazer xixi durante o sexo
Nesse caso, essa vontade pode ser desencadeada por uma série de coisas. Porém, é provavelmente devido às contrações uterinas ou aos espasmos da bexiga, que explicamos aqui anteriormente.

Sentir um odor muito forte de suor

O sexo é uma das atividades físicas mais intensas feitas pelo corpo humano e é lógico que, em situações assim, suamos muito. Talvez você possa sentir um cheiro forte de suor quando o seu cheiro se unir ao do seu parceiro ou parceira. Se perceber que o seu próprio suor está muito forte, procure um médico, pois você pode estar com algum tipo de disfunção.

Perceber que sua pele está muito avermelhada

A excitação do corpo é capaz de relaxar os vasos sanguíneos, causando uma vermelhidão momentânea na pele, que pode aparecer no pescoço, rosto ou tórax.

Perceber que a sua pele está irritada

Isso pode acontecer, principalmente, em áreas com muito pelo. A vermelhidão é comum caso você fique muito tempo em contato com a pele do seu parceiro ou parceira, principalmente nessas áreas. Se a vermelhidão não passar e a pele começar a apresentar outros sinais preocupantes, procure um dermatologista.

Ter alguma alteração muito drástica de humor

Se você se sentir deprimida, irritada, agitada ou eufórica, culpe a enxurrada de hormônios liberados quando você está transando. Se está se sentindo repentinamente triste, pode ser por causa da queda dos níveis de dopamina, normal logo após o orgasmo. Esse efeito é normalmente chamado de disforia pós-coito.

Por outro lado, se você sentir um alto-astral gigante, é provável que seja devido à liberação de ocitocina. Ambas as reações são totalmente normais, a menos que elas interfiram muito nas suas futuras relações sexuais. Nesse caso, procure acompanhamento psicológico e divida com as amigas de confiança suas experiências amorosas.

Nós utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência e segurança ao navegar no site. Se você concorda clique em “aceitar”.