A importância do beijo na boca antes, durante e depois do sexo
A importância do beijo na boca antes, durante e depois do sexo

A importância do beijo na boca antes, durante e depois do sexo
Por Francine Costanti em Fortíssima.
O beijo na boca é uma das melhores maneiras de demonstrar afeto e também desejo sexual. Além de liberar dopamina, um neurotransmissor responsável por sentimentos como amor e desejo, beijar ativa todos os nossos sentidos para que eles forneçam pistas sobre a compatibilidade e o potencial de um parceiro a longo prazo.

Quando já estamos em um relacionamento, o beijo ajuda o casal a criar laços de afeto e intimidade mais intensos. Para falar sobre a sua importância antes, durante e depois do sexo, conversamos com a terapeuta sexual de casais Fátima Protti.

Antes
O beijo é parte fundamental das preliminares e ajuda o casal a chegar ao ápice do prazer. “O contato dos lábios e a troca de saliva e sabores aumentam o desejo sexual, a sensação de intimidade, a excitação e a intensidade do orgasmo”, afirma.


O beijo ajuda o casal a criar laços de afeto e intimidade mais intensos. Foto: iStock

Durante
“Em geral, as pessoas que se beijam durante o sexo estão mais propícias a ter um envolvimento emocional. Ele tem real importância no início e durante todo o relacionamento, e também pode ajudar a determinar a continuidade ou não da relação”, conta Fátima.

Saiba como lidar com alguém que só se interessa por sexo casual

Beijos calientes aumentam a pressão sanguínea, aceleram os batimentos cardíacos, provocam extremo prazer, bem-estar e até levam ao orgasmo. “Há exemplos de pessoas que chegam ao orgasmo apenas com o beijo. É claro que nesse momento o contato inteiro dos corpos facilita. Mas o beijo, sozinho, já produz benefícios físicos, psicológicos e emocionais”, explica.

Depois
Beijar o parceiro ou parceira depois do sexo demonstra romantismo e tem o poder de unir o afeto ao sexo. Um estudo sobre o comportamento pós-coito em casais monogâmicos realizado pela pesquisadora Amy Muise, da Universidade de Toronto, observou que momentos afetivos incluindo carícias, conversas amorosas e beijos têm grande impacto na satisfação sexual com o parceiro.

Já um relacionamento sem beijo pode interferir na motivação e no desejo sexual do casal. “O beijo pode ser um termômetro para a relação. Ele é capaz de promover a conexão por ser uma via de comunicação dos sentimentos, emoções e desejo pelo outro. Portanto, uma relação sem beijo pode sinalizar um distanciamento, ausência de desejo e até de sentimentos mais profundos”, afirma Fátima.

Nós utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência e segurança ao navegar no site. Se você concorda clique em “aceitar”.