Como lidar com alguém que só está interessado em sexo casual?
Como lidar com alguém que só está interessado em sexo casual?

Como lidar com alguém que só está interessado em sexo casual?
Por Francine Costanti
Uma relação que envolva sexo casual pode funcionar muito bem quando todos os envolvidos estão de acordo com isso. Mas, se somente uma das partes espera algo mais, a frustração é certa.

A psicóloga e terapeuta sexual Fátima Protti explica que o sexo casual é uma tendência cada vez maior no mundo dos relacionamentos. “Isso acontece por vários aspectos, mas principalmente porque muitas pessoas, homens e mulheres, estão se libertando de seus preconceitos e tabus em relação ao sexo”.

Mas nem todo mundo pensa assim – e é comum que, depois de curtir bons momentos com alguém, a pessoa passe a se envolver emocionalmente e comece a desejar um relacionamento mais profundo. O que fazer então?

Sinais de que alguém só quer sexo casual


Ele(a) não ligou no dia seguinte? Pode ser que não haja intenção de relacionamento sério. Foto: iStock.

O primeiro passo é entender a sua situação. Fátima lista alguns sinais que podem indicar que seu parceiro ou parceira não está interessado em compromisso:

Aplicativos de encontros: Apesar de também contar com pessoas buscando um relacionamento sério, o grande público desses aplicativos é composto por quem deseja apenas sexo.

Conversas eróticas: quando o papo gira somente em torno de assuntos eróticos é sinal de que a pessoa só está a fim de transar.

Não liga no dia seguinte: A pessoa ficou com você numa noite e no dia seguinte não rolou aquela mensagem fofa? Não significa que ela não gostou, apenas que não quer romantizar o acontecimento e só está interessada em algo casual. O que pode acontecer é que, passados alguns dias – ou semanas – você pode ser surpreendido com a frase “oi, sumida”. Em ambos os casos, é só sexo!

Foge de assuntos pessoais:  Não existe o interesse em conhecer e conversar sobre gostos, projetos de vida e outros aspectos da vida pessoal. Geralmente, quem não está aberto a um relacionamento evita intimidade e não pretende te conhecer mais profundamente.

Sempre prefere os amigos: Você chama a pessoa para ver um filme em casa, ir ao cinema ou jantar e ela sempre prefere o churrasco com os amigos? Só quer sexo!

Sem programas a dois: As pessoas que só querem transar não gastam tempo com programas como ida ao cinema, teatro ou até mesmo um jantar. Para elas, o encontro tem um único objetivo – e quanto mais rápido alcançá-lo, melhor.

Convites em cima da hora: Isso em geral sinaliza que o encontro anterior da pessoa foi desmarcado e ela convidou a próxima da lista para não perder a transa.

Offline aos fins de semana: Bateu uma vontade de chamar a pessoa para fazer algo no fim de semana, você manda mensagem com um convite e a resposta só chega na segunda-feira? Além de não querer nada sério, a pessoa está em outra vibe, fazendo as coisas dela – e não está pensando em você. Esqueça! 

Não dorme junto com você: Rolou um encontro muito legal, mas ele já está apressado procurando as roupas para ir embora? É só sexo. Isso acontece porque pessoas que não querem compromisso evitam intimidade ao máximo. E vamos concordar que dormir junto é um passo muito grande quando ainda não existe nenhum laço romântico.

Como lidar com a situação?
A psicóloga dá dicas de como passar pelo dilema de forma mais tranquila e prática para evitar sofrimentos: “Nada melhor do que boas conversas para tentar entender as intenções da pessoa. Caso perceba que esse alguém só quer sexo casual e você quer algo diferente, dispense de forma clara e objetiva ou simplesmente não retome o contato. Porém, se você está disposta a ter um momento de prazer sexual, siga em frente. Criar outras expectativas sobre esse tipo de encontro só causará frustrações”, orienta.

No final de tudo, poderá haver tristeza, mas também fica a sensação de que você aproveitou os momentos de diversão. Experiências, positivas ou negativas, nos trazem vivências e aprendizados. Outras pessoas passarão pela sua vida e você, com certeza, vai saber lidar com mais facilidade. O melhor de tudo é que, com o tempo, você começa a refletir e perceber que aquela pessoa não era a ideal para estar ao seu lado – e vida que segue!

Nós utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência e segurança ao navegar no site. Se você concorda clique em “aceitar”.