Homens, e a idade delas
Homens, e a idade delas

Com o tempo, homens se importam menos com a idade das parceiras

Por Areah.


Segundo estudo, mesmo quando dizem gostar das novinhas, os homens acabam se relacionando com parceiras da mesma idade

À medida que as mulheres ficavam mais velhas, a idade média do parceiro com quem cogitariam se relacionar também aumentava

Sabe aquela história de trocar a patroa de quarenta por duas de vinte? Na prática, isso não pode ser bem o que você deseja. Um estudo finlandês, publicado recentemente na revista Evolutionary Psychology, veio para mudar o estereótipo de que homens mais velhos preferem as novinhas.

O estudo, realizado com aproximadamente 3 mil pessoas, com idade entre 18 e 50 anos, mostrou que, de fato, os homens se interessam por mulheres substancialmente mais jovens do que eles. No entanto, tendem a se relacionar com mulheres da mesma faixa etária. “À medida que os homens envelhecem, tornam-se menos exigentes quanto à idade. Eles relatam interesse tanto em mulheres jovens quanto nas mais velhas”, disse Jan Antfolk, principal autor da pesquisa.

No estudo, alguns dos participantes eram solteiros enquanto outros estavam em um relacionamento sério há um tempo. Todos responderam qual a faixa etária da pessoa com a qual eles “considerariam” se relacionar sexualmente e, em seguida, eles foram questionados sobre a idade dos seus parceiros nos últimos cinco anos.

Os resultados mostraram que os homens mais jovens, entre 18 e 25 anos, preferiam se relacionar com mulheres da mesma idade, embora, não descartassem a hipótese de se envolver com uma parceira anos mais nova.

Os mais velhos também não fugiram a esta opinião: a idade média dos homens no estudo foi de 37 anos, e eles também considerariam ter relações sexuais com uma mulher mais nova, por volta dos 21 anos de idade.

As mulheres também não escaparam do estudo: as entrevistadas tinham, em média, 35 anos, e elas consideraram se relacionar com um parceiro de cerca de 25 anos, ou seja, até dez anos mais novo. Mas, no caso delas, descobriu-se outra coisa interessante: na medida em que ficavam mais velhas, a idade média do parceiro com quem cogitariam se relacionar também aumentava: para cada ano na idade de uma mulher, sua definição de “jovem demais” aumentou aproximadamente quatro meses.

As preferências dos homens também evoluíram, mas não tanto: o limite de idade aumentou apenas dois meses, em média, a cada ano.

Mas, isso não quer dizer que os marmanjos só queiram saber das novinhas: embora considerassem se envolver sexualmente com elas, segundo o estudo, na vida prática os homens disseram geralmente se relacionar com mulheres com idades próximas à sua – não só porque as “chances” eram maiores, mas também pela maturidade.

Para Antfolk, o estereótipo de que homens mais velhos preferem mulheres mais novas é muito “grosseiro”. Ele ressalta ainda que, no mundo real, ninguém escolhe um parceiro baseado exclusivamente na idade. “Nós procuramos por muitas características quando escolhemos um parceiro. A idade é só uma delas”.

Nós utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência e segurança ao navegar no site. Se você concorda clique em “aceitar”.