Risco na gravidez
Risco na gravidez

Ibuprofeno na gravidez pode afetar fertilidade de filhas mulheres
Conclusão de estudo escocês se junta a outros trabalhos recentes sobre o impacto do anti-inflamatório tão comum sobre a fertilidade de ambos os sexos.
Por Chloé Pinheiro em Bebê Abril.
Ibuprofeno na gravidez pode afetar fertilidade de filhas mulheres

(spukkato/Thinkstock/Getty Images)

Tratamentos à base de ibuprofeno na gestação podem prejudicar a produção de óvulos da geração seguinte de mulheres. É o que diz um estudo da Universidade de Edimburgo, na Escócia, publicado recentemente no periódico Human Reproduction.

O anti-inflamatório, comumente utilizado no tratamento de diversas condições de saúde e parte de analgésicos populares, vem sendo estudado por sua interação com a fertilidade – tanto feminina quanto masculina.

“É parte de uma investida maior da ciência para descobrir possíveis explicações para a queda nas taxas de fertilidade observadas há anos nas mulheres”, explica Renata de Camargo Menezes, ginecologista e obstetra diretora da Clínica Engravide, em São Paulo.

Essas investigações são divididas em linhas de acordo com os possíveis culpados: a poluição, a alimentação e o uso de remédios são três das principais delas. E algumas destas pesquisas anteriores indicavam que o ibuprofeno interagia com os ovários de roedoras e, consequentemente, poderia afetar a fertilidade.

Nós utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência e segurança ao navegar no site. Se você concorda clique em “aceitar”.